Pediatria

Artrite Idiopática Juvenil: Poliarticular versus Oligoarticular

Escrito por Sabrina Santos

A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma condição desafiadora que afeta crianças com menos de 16 anos por, pelo menos, 6 semanas, acometendo, no mínimo, uma articulação. Dentro desse espectro, no entanto, existem dois subtipos principais distintos: a AIJ Poliarticular e a AIJ Oligoarticular. Você lembra as principais diferenças entre esses subtipos?

AIJ POLIARTICULAR

A AIJ Poliarticular é caracterizada pelo acometimento de 5 ou mais articulações. Ela tende a se manifestar em duas faixas etárias principais: entre 1 e 4 anos e entre 6 e 12 anos. Um aspecto distintivo é o comprometimento das grandes articulações de forma SIMÉTRICA. Neste subtipo, vale destacar, o fator reumatoide é positivo em apenas 5 a 10% dos casos.

AIJ OLIGOARTICULAR

Por outro lado, a AIJ Oligoarticular é caracterizada pelo acometimento de 1 a 4 articulações. O pico de incidência ocorre entre 2 e 4 anos de idade. Uma característica marcante é o comprometimento ASSIMÉTRICO das articulações, principalmente de joelhos e tornozelos. Neste subtipo, frequentemente há positividade do Anticorpo Antinuclear (ANA/FAN). Outra particularidade é que ele está relacionado com alta incidência de UVEÍTE CRÔNICA, portanto, é mandatório o seguimento com oftalmologista pediátrico. 

Além dos subtipos que discutimos neste artigo, existem a AIJ sistêmica, a artrite psoriática, entre outros subtipos que serão discutidos em outros artigos. 

Referência: 

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Tratado de Pediatria. 5. ed. Barueri: Editora Manole, 2021. 

Curso Pedpapers

Curso Pedpapers

Deixe um comentário

Sobre o autor

Sabrina Santos

Deixe um comentário

Seja parceiro do GOPapers. Conheça os pacotes de anúncios e divulgações em nosso MídiaKit.

Anunciar no site